T2dh

Desenvolvimento Humano

O que faz um analista do comportamento?

O analista do comportamento é um profissional que estuda a ciência do comportamento e pode atuar em escolas, hospitais, empresas, consultórios (no caso de psicólogos), na área jurídica, atendendo crianças e adultos, dependendo da sua especialização. Basicamente, sua função é fazer avaliações dos indivíduos, identificando seus pontos fontes e aqueles que precisam ser desenvolvidos.

Existem profissionais de análise comportamental que atuam no meio corporativo, auxiliando empresas a recrutar talentos e ajudando seus colaboradores a reconhecerem suas qualidades e a aperfeiçoarem os pontos nos quais não são tão bons assim. Também existem outros analistas que direcionam seu trabalho ao âmbito pessoal, a fim de auxiliar as pessoas a evoluírem em todos os aspectos de suas vidas.

A análise do comportamento se dá através de diversas formas, sendo a mais utilizada a aplicação de testes que visam entender a personalidade de cada indivíduo, além da forma como ele pensa, sente e reage a estímulos externos. Então, com base na resposta do seu perfil, a pessoa consegue direcionar suas ações a fim de chegar aos resultados pretendidos.

Principais área da sua vida que um analista do comportamento pode te ajudar

1 – Autoconhecimento

Se conhecer é a chave para uma vida plena e feliz, em todos os aspectos e, apesar de esse ser um processo que deve acontecer por toda a vida, passar pelas mãos de um analista do comportamento certamente fará toda a diferença. É uma grande oportunidade de entender a si mesmo, reconhecer suas emoções, a origem de cada comportamento. Uma experiência que mudará a forma com a qual se enxerga.

2 – Identificação de pontos fortes e de melhoria

Durante um processo de análise do comportamento, costuma-se identificar quais são os seus pontos fortes e de melhoria e isso é fantástico. Saber no que você é bom, tanto na vida pessoal como profissional, possibilita que direcione suas ações com mais assertividade. Do mesmo modo, entender quais são os pontos que precisa aperfeiçoar, permite que trace planos para buscar esse desenvolvimento e, assim, se tornar uma pessoa e profissional ainda melhor.

3 – Melhora da produtividade

Uma consequência do autoconhecimento é a melhora da produtividade, afinal de contas, sabendo exatamente quais as ferramentas que possui, fica mais fácil realizar tarefas de modo estratégico. E isso é ótimo para o trabalho, mas também para a vida pessoal, pois possibilita que viva de maneira mais organizada e satisfatória.

4 – Desenvolvimento da inteligência emocional

Mais um resultado do autoconhecimento que é extremamente poderoso e cada vez mais valorizado, o desenvolvimento da inteligência emocional. Reconhecer os seus sentimentos e emoções faz com que aprenda a controlá-los em vez de ser controlado por eles. Os benefícios disso irão impactar todas as áreas da vida, já que as emoções fazem parte da essência do ser humano.

5 – Direcionamento para tomar decisões

Muitas pessoas procuram um analista do comportamento quando precisam tomar decisões importantes em suas vidas, como a escolha da profissão, realizar uma transição na carreira, se preparar para assumir um cargo de liderança, entre outras. É um profissional que poderá te ajudar a encontrar as respostas sobre as melhores escolhas dentro de si.

6 – Melhora nos relacionamentos pessoais

Um indivíduo que se conhece, entende como suas emoções se manifestam e influenciam em seu comportamento certamente tem relacionamentos muito mais positivos com terceiros. Isso é fantástico porque as relações são uma parte de grande importância na vida de um ser humano. Através do contato com outras pessoas é possível aprender, ensinar, se apoiar, se sentir parte de um grupo. Em se tratando especificamente de carreira, isso é interessante, porque o bom relacionamento com colegas, clientes e parceiros de negócios é fundamental para se obter resultados satisfatórios.

7 – Fortalecimento da autoestima e autoconfiança

Por fim, o analista do comportamento também pode auxiliar no fortalecimento da autoestima e autoconfiança, levando o indivíduo a reconhecer suas qualidades e habilidades. Isso é crucial para quem deseja ter sucesso na carreira e ser feliz de maneira geral, porque acreditar no próprio potencial é o primeiro passo para se tornar um realizador, ou seja, alguém que faz as coisas acontecerem e mantém o foco nas soluções em vez de olhar apenas para os problemas.

Quando procurar um analista do comportamento?

Você pode procurar um analista do comportamento ao sentir a necessidade de se conhecer melhor ou por desejar um direcionamento para tomar uma decisão importante em sua vida. Passar por esse processo é como mergulhar em seu interior e entender como e por que se comporta dessa ou daquela maneira, o que permitirá que tome decisões de maneira mais confiante, aumentando as chances de sucesso.

Aqueles que possuem uma empresa, podem contratar os serviços de um analista do comportamento para auxiliar no gerenciamento dos recursos humanos, seja analisando candidatos para preencher cada vaga considerando o perfil comportamental necessário, selecionando colaboradores para assumirem cargos de liderança, formando equipes com perfis que se encaixem e trabalhem de maneira colaborativa, entre outros.

Apenas é importante buscar um profissional que seja realmente capacitado e esteja apto para aplicar as ferramentas de análise do comportamento da maneira correta. Ao realizar essa procura, considere qual é o seu objetivo, assim poderá encontrar pessoas voltadas especificamente para a área em questão, o que fará toda a diferença na qualidade do serviço prestado.

A missão da T2DH é oferecer um serviço de excelência e qualidade para nossos clientes e parceiros.

A T2DH tem uma proposta de excelência em todos os serviços que prestamos, seja ele uma mentoria ou uma palestra.

Somos reconhecidos internacionalmente pela ABRATH e FEBRACIS

©Copyright 2019. Todos os direitos reservados - Web Designer Paulo Daian