O Business coaching utilizado para desenvolver as pessoas, para que a empresa alcance as metas e os objetivos. Onde o profissional de coach utiliza as ferramentas ou treinamentos eficazes, ajudando o coachee no seu desenvolvimento pessoal e profissional para alcançar os resultados desejados.
O Business Coaching é uma modalidade de Coaching que busca aumentar o desempenho e proporcionar impactos positivos para resultados das empresas e organizações no curto e médio prazo.
Ou seja, depende da prática do autoconhecimento, a partir da qual o responsável pela organização faz esse diagnóstico. E não existe ninguém melhor do que ele para identificar no que a empresa vem se destacando e no que ela pode evoluir.
Ao lado do gestor desde o início do processo, o coach o ajuda, então, a traçar um plano de ação, responsável por direcionar a empresa às suas metas e objetivos.
Esse é um ponto bastante característico do Business Coaching, assim como de todo o processo de Coaching.
Porque é preciso saber onde se deseja chegar para, então, descobrir o que hoje o aproxima ou o afasta desse destino.
É a partir daí que se pode desenvolver na empresa e em seu time de trabalho as competências e habilidades comportamentais necessárias para que os resultados sejam alcançados.
O business coaching pode ser aplicado nos bons ou maus momentos da empresa.
Não importa o tamanho do sonho. Com o Business Coaching, a empresa qualifica a tomada de decisões e encontra uma fórmula para crescer e se desenvolver. Confira exemplos de aplicações da metodologia em organizações:
– Ajudar estabelecer metas viáveis e tangíveis, além de meios para alcançá-las
– Definir como melhor utilizar as habilidades de cada colaborador
– Investir em treinamentos e capacitações com maior assertividade
– Fomentar resultados positivos consistentes e duradouros
– Encontrar novas soluções para velhos problemas
– Qualificar os processos de comunicação, tanto interna quanto externa
– Construir ou modificar a cultura organizacional
– Incentivar relacionamentos saudáveis entre os colaboradores e gestores
– Atrair e reter talentos, além de formar líderes
– Gerenciar o tempo e outros recursos materiais e humanos de forma eficaz
– Eliminar da rotina crenças limitantes e comportamentos sabotadores que prejudicam a performance.
Para que os resultados aconteçam, cabe lembrar que o coach de negócios não conduz as ações, tampouco fornece dicas e diz ao gestor o que ele deve fazer, como deve orientar a sua equipe ou que mudanças estruturais devem ser feitas.
O que esse profissional faz é fornecer as técnicas e ferramentas necessárias para garantir a qualificação na tomada de decisão para o sucesso da companhia.
Ele participa de todo o processo, da definição de metas, do reconhecimento de virtudes e vulnerabilidade e do estabelecimento de ações. Também acompanha o desenvolvimento dos envolvidos e fornece feedbacks assertivos.
Mas quem assume o protagonismo é o coachee. E talvez seja essa a característica do processo que mais satisfação gera a quem o contrata, porque sabe, no fim das contas, que foi o responsável pelo sucesso alcançado.
As pessoas normalmente chegam até um coach de negócio com as seguintes demandas: inspiração e/ou desespero.
Inspiradas, elas querem um coach de negócios para ajudá-las a fazer melhor.
Desesperadas, as pessoas, muitas vezes, querem um coach de negócios para ajudar a tirá-las de uma crise, um atoleiro.
O ponto de partida em Business Coaching é, geralmente, uma questão de negócios.
O cliente pode querer aumentar as vendas, promover um melhor trabalho em equipe, aumentar a produtividade, reduzir a rotatividade de funcionários ou melhorar a qualidade de seus produtos ou serviços.
Mas o relacionamento de Coaching, uma vez iniciado, invariavelmente, vai além da necessidade inicial percebida ou apontada.
“Corrigir os meus negócios” gradualmente e naturalmente evolui para “corrigir-me”.
Um cliente potencial para uma falência empresarial pode, por exemplo, descobrir através do Coaching que ele tem um problema com a procrastinação, com habilidades interpessoais ou com o medo do fracasso.
Todas são ameaças paralisantes, que prejudicam o desempenho individual e podem se refletir no coletivo.
Às vezes, os clientes percebem que seus interesses e habilidades não correspondem com as exigências de suas posições empresariais atuais e eles, muitas vezes, decidem fazer uma mudança de carreira.
No fim das contas, como afirmamos no início do artigo, basta ter ou desejar ter uma empresa para precisar de Business Coaching.